quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Entendendo o trabalho dos Cambonos Mantenedores



ENTENDENDO O TRABALHO DOS CAMBONOS MANTENEDORES

 
 O Cambono Mantenedor, como muitos pensam, não é “secretário” de um Guia Espiritual e muito menos “empregado” de médium nenhum. Ele simplesmente é um colaborador do Terreiro, como deveres, obrigações e direitos como qualquer outro médium. 
Nos Terreiros umbandistas, todas as pessoas que se candidatam ao labor mediúnico, após passaram por um período de aprendizado doutrinário, bem como outro período de doutrinação mediúnica, sendo ele com o dom paranormal de psicofonia ou não, são convocados a participarem das Giras de Caridade ou da Gira de Desenvolvimento Mediúnico, como Cambonos Mantenedores.
Para os médiuns que futuramente irão integrar uma corrente espiritual como trabalhadores em atendimentos mediúnicos fraternos como Cambono Medianeiro, o período como Cambono Mantenedor é de suma importância, pois irá colocar esse medianeiro em contato com os atendimentos dos Guias Espirituais, com os assistidos e toda a temática assistencial do Terreiro, onde poderá com o passar dos trabalhos, se inteirar de como tudo se processa.
Os Cambonos Mantenedores zelam pelo bom atendimento, pela chamada dos assistidos, pela destreza dos trabalhos, pela disciplina dos médiuns e da assistência; ajuda a dinamizar as consultas, facilita o trabalho dos Guias Espirituais e serve também como intérprete destes, além de outros importantes e específicos trabalhos táticos num Terreiro.
Os Cambonos Mantenedores devem estar sempre disponíveis e de bom humor, para receber as pessoas carinhosamente, que vão ao Terreiro em busca de caridade. São o cartão de visitas, e devem buscar sempre exercer a caridade com humildade. Sabendo aproveitar é uma das funções que oferece as maiores e melhores possibilidades de crescimento espiritual.
O trabalho do Cambono Mantenedor dentro do Terreiro é tão importante quanto o dos Cambonos Medianeiros; ele é parte integrante de todo o trabalho espiritual, pois os Guias Espirituais também utilizam grandemente do ectoplasma positivo doado por eles nos trabalhos caritativos.
Não é atribuição dos Cambonos Mantenedores saberem o que cada Guia Espiritual vai precisar em seus trabalhos caritativos em dias de Gira Mediúnica ou de Caridade.  A obrigação de deixar todos os apetrechos de trabalhos que costumam serem utilizados por um Guia Espiritual, se possível com um dia ou mais de antecedência, é exclusivamente do médium desse Guia, e não dos Cambonos Mantenedores.
Quando solicitados por um Guia Espiritual, os Cambonos Mantenedores, educadamente, prestamente e sem delongas os atenderão prestimosamente, providenciado o que necessitam, primeiramente procurando nos pertences do médium, e, se por ventura não encontrarem, providenciem o material sem afobação.
Se o Guia Espiritual pedir algo que o seu médium não possui ou não tenha providenciado, e o Cambono Mantenedor precisou emprestar de outro médium ou do próprio Terreiro, anote num papel, e no final dos trabalhos entregue ao médium para que possa repor o que foi utilizado.
Os Cambonos Mantenedores precisam saber os hábitos de trabalho dos Guias Espirituais militantes na Umbanda, ou, se for a sua primeira vez, deve se informar sobre o que precisará ter em mãos, caso seja pedido, evitando assim atrasos desnecessários durante os atendimentos fraternos.
O Cambono Mantenedor, na verdade, precisa ter conhecimento de todo o culto, rituais e de todas as entidades espirituais, precisando, então, prestar muita atenção à atuação delas durante as Giras. Sempre que solicitado, o Cambono Mantenedor deve ajudar os Guias Espirituais a serem bem entendidos pelos assistidos, desde é claro, que seja treinado para isso e também que seja muito atento a tudo o que solicitarem.
Na verdade, o Cambono Mantenedor, em alguns casos, poderá explicar de uma forma mais simples ou mesmo interpretar o que for dito para que o assistido não distorça ou entenda mal as palavras das entidades espirituais.
Lembre-se de que para este trabalho, o Cambono Mantenedor deverá ser preparado em uma espécie de estágio nas Giras de Doutrinação Mediúnica para que possa saber como os Guias Espirituais trabalham. O fato de auxiliar nos atendimentos fraternos exige que o Cambono Mantenedor seja discreto e mantenha sigilo sobre tudo o que ouvir, não se esquecendo de que ali estão sendo tratados assuntos particulares e que não dizem respeito a ninguém além da pessoa que estiver sendo atendida e do Guia Espiritual. O sigilo é um juramento de confiança que todo o Cambono deve ter e respeitar.
Sem a ajuda de um Cambono Mantenedor os trabalhos tornam-se lentos e os atendimentos aos assistidos ficariam difíceis, principalmente se o Terreiro atender um grande número de pessoas. Para que tudo transcorra de forma satisfatória, a presença de um Cambono Mantenedor é de grande necessidade dentro do Terreiro, mas este não deve jamais confundir o Guia Espiritual com o médium, isto é, ele é um colaborador do Guia Espiritual e não daquele médium, que é apenas um irmão dentro do Terreiro.
Uma prática útil e aconselhável dentro de um Terreiro é em cada Gira dispor os Cambonos Mantenedores em locais diferentes. Isto traz um maior aprendizado e também faz com que todos se habituem a tratar todas as entidades da mesma forma, sem criar laços afetivos exagerados, tanto pelos médiuns quanto pelos Guias Espirituais.
Desenvolver afeto pelas entidades é comum, mas a afinidade espiritual só é saudável se não conduzir à dependência; portanto, o dirigente da casa poderá decidir-se pelo trabalho alternado e, nesse caso, deverá fazer com que todos saibam disso com antecedência.
De vez em quando, alguns Cambonos Medianeiros, em regime de escala, deveriam trabalhar como Cambonos Mantenedores para poderem aprender mais e desenvolver a humildade, que é a característica mais importante que um médium deve ter.
Somente o Guia-Chefe deverá ter um Cambono Mantenedor fixo e da confiança do dirigente, pois provavelmente participará ativamente de todas as resoluções tomadas em relação a médiuns e ao Terreiro. Normalmente, o Guia-Chefe requer certa rapidez e presteza em seus atos e atendimentos, e só um Cambono Mantenedor fixo poderá se prestar eficientemente como auxiliar.
Em tempos idos era comum ter-se um Cambono Mantenedor para cada médium de atendimento, o que hoje achamos totalmente desnecessário, pois quase a totalidade dos médiuns são da fase paranormal psicofônica consciente, ou seja, sabem muito bem o que se passa em sua volta, e não há necessidade de se ter um colaborador exclusivo para atendê-lo.

Médiuns Conscientes:
Corresponde a 90% dos médiuns de incorporação.
Pode-se dizer que um médium consciente é aquele que durante o transcurso do fenômeno tem consciência plena do que está ocorrendo. O Espírito comunicante entra em contato com as irradiações do corpo astral do médium, e, emitindo também suas irradiações advindas do seu corpo astral, forma a atmosfera fluídica capaz de permitir a transmissão de seu pensamento ao médium, que, ao captá-lo, transmitirá com as suas possibilidades, em termos de capacidade intelectual, vocabulário, gestos, etc.
O médium age como se fosse um intérprete da idéia sugerida pelo Espírito, exprimindo-a conforme sua capacidade própria de entendimento. Aliás, Guia Espiritual não é aleijado. Exemplo: um Guia Espiritual sabe muito bem preparar o seu cachimbo, pegar o seu charuto ou mesmo um cigarro de palha, e perfeitamente acendê-lo com um isqueiro ou fósforo.
Na fase de incorporação consciente, se o Guia Espiritual conseguir passar para o médium 10% do que ele deseja, se dará por satisfeito; o médium contribui com 90% do seu animismo. Esta forma de mediunidade será tanto mais proveitosa quanto maior for à cultura do médium e suas qualidades morais, a influência de Espíritos bons e sábios, a facilidade e a fidelidade na filtração das idéias transmitidas. Seu desenvolvimento exige estudo constante, bom senso e análise contínua por parte do médium.

Descrição: 04
Hoje, pelo aperfeiçoamento dos médiuns, os Guias Espirituais na Umbanda comunicam-se com mais facilidade utilizando suas maneiras regionais peculiares de falar, mas, sendo perfeitamente entendidos por todos. Guias Espirituais da Umbanda utilizando seus arquétipos fluídicos regionais de apresentação mediúnica, quando querem se comunicar usando algum termo atual ou mesmo se referindo a um objeto do nosso dia-a-dia, fazem-no com gestos ou comparações e ai sim, utilizando o concurso do Cambono Mantenedor que irá “melhorar” o que o Guia Espiritual quer dizer, ficando entendível para o assistido.
Também não vemos a necessidade do Cambono Mantenedor ter que anotar qualquer indicação que o Guia Espiritual fizer ao assistido; poderá correr o perigo de não se entender sua letra. O próprio Guia, munido de uma prancheta com papel e caneta (já providenciado pelo seu médium com antecedência), dará na mão do assistido que fará com sua própria letra, as anotações. Se por ventura o assistido tiver dúvidas, com certeza o Guia Espiritual pedirá o concurso do Cambono Mantenedor que deverá pacientemente dirimi-la na presença do Guia.
Em nosso Terreiro, Guia Espiritual não pede nem água para os Cambonos Mantenedores, pois seus médiuns já providenciam antes, 1 litro de água devidamente acondicionado, que fica ao seu lado para quando precisar.
Também orientamos aos Cambonos Mantenedores que peçam para que o assistido, antes de se retirar do Terreiro, leia com atenção tudo o que foi-lhe dado, e se tiver alguma duvida procure-o para que faça tudo certo.
Portanto, o Cambono Mantenedor deverá auxiliar o Guia Espiritual em suas necessidades maiores, para dinamizar os atendimentos fraternos. Só isso. Deve-se evitar a todo custo que o médium Cambono Medianeiro caia no erro de que quando “manifestado” por um Guia Espiritual, esse passe a agir como se fosse incapaz, com deficiências, um ser totalmente alheio ao mundo atual e suas facilidades.
Sugerimos que um Cambono Mantenedor seja responsável por prestar auxilio de 3 a 4 Guias Espirituais; será o suficiente para que este colaborador trabalhe com folga e presteza. Deve tomar o cuidado de dar uma boa assistência aos Guias Espirituais dos quais é responsável por auxiliar, não interferindo de modo algum no trabalho do colega ao lado, a não ser quando solicitado. Deve se centrar somente ao que foi determinado e não se afobar em querer fazer tudo, atropelando todos a sua volta.
Os Cambonos Mantenedores devem permanecer em silêncio, contribuindo para as boas vibrações espirituais nos trabalhos, evitando a todo custo “quebrar a corrente fluídica” (já explanada acima) formada pela egrégora espiritual.
Devem evitar a todo custo a formação de rodinhas, grupinhos, panelinhas, piadinhas, risadinhas, conversas, que favorecem imensamente a infestação de fluidos enfermiços, correndo o risco de sair da Gira passando mal.
Os dirigentes devem evitar que médiuns parentes ou amigos fiquem um do lado do outro no serviço de Cambono Mantenedor. Com isso evitará dissabores.
Daremos agora algumas sugestões para a formação dos Cambonos Mantenedores. Na Umbanda Crística, a única formação de cargos em toda a sua extensão, são classificados de Cambonos; ou seja, temos o Dirigente Espiritual, seguido por somente Cambonos e nada mais. Na Umbanda Crística não existem cargos de Pai ou Mãe pequenos, ogãs, ekedi, iaô, abiã, tata, alabê, ialorixá, babalorixá, babalawô, sacerdotes etc.; só existe: Dirigente e Cambonos.

ATRIBUIÇÕES DOS CAMBONOS MANTENEDORES
Os Cambonos Mantenedores de subdividem em:
Cambono Chefe
Ao Cambono Chefe compete:
  • Cumprir e fazer cumprir no Terreiro por todos os médiuns e assistidos, as origens vigorantes, velando pela boa e perfeita normalidade e regularidade dos serviços a seu cargo;
  • Superintender todos os serviços atribuídos aos demais Cambonos, controlando todo material que se fizer necessário à realização dos trabalhos. Deve lembrar cada Cambono Medianeiro de verificar se os materiais de uso pessoal nos trabalhos espirituais estão a contento;
  • Controlar a chegada dos médiuns, direcionando-os aos seus locais específicos, bem como a chegada dos mesmos, não permitindo que entrem no Congá se os trabalhos já iniciaram, e, após, permitir a entrada, somente com a anuência do dirigente;
  • Levar ao conhecimento do dirigente qualquer irregularidade que notar, antes, durante e após os trabalhos;
  • Finalmente acatar e fazer cumprir as resoluções que eventualmente possam ser emanadas do dirigente ou do Guia Chefe do Terreiro.
O Cambono Chefe deverá ser substituído em seus impedimentos pelo Cambono Sub-Chefe ou por um dos Cambonos Substitutos;

Cambono Sub-Chefe
Ao Cambono Sub-Chefe: Além das atribuições dos Cambonos Auxiliares, fica especialmente encarregado de:
  • Secundar o Cambono Chefe em seus afazeres;
  • Substituir o Cambono Chefe em seus impedimentos eventuais;
  • Zelar pelo asseio e correção do uniforme dos trabalhadores do Terreiro;
  • Fiscalizar o vestiário das senhoras;
  • Exercer controle da passagem fora do Congá, durante os trabalhos.
  • As funções desse Cambono, que está subordinado diretamente ao Cambono Chefe, serão privativas do sexo feminino e só poderão ser exercidas, em caso de substituição eventual, por pessoa do mesmo sexo, designada para esse fim.

Cambono Substituto
Ao Cambono Substituto: Além das atribuições dos Cambonos Auxiliares, fica especialmente encarregado de:
  • Substituir o Cambono Chefe e Sub-Chefe em seus impedimentos eventuais;
  • Secundar e auxiliar o Cambono Chefe e Sub-Chefe em todas as suas atribuições, quando solicitado.
  • Executar as ordens de serviço relativas à subdivisão de trabalhos e atividades que cada um deve superintender durante as sessões.

Cambono Auxiliar
Ao Cambono Auxiliar, além das atribuições ainda não previstas, fica especialmente encarregado de:
  • Acatar e fazer cumprir as ordens recebidas do Cambono Chefe;
  • Dar plena e geral assistência aos Guias Espirituais com os quais estiver trabalhando, não podendo se afastar de seu local sem permissão. Deve permanecer aonde foi designado, auxiliando os Guias Espirituais ou a corrente fluídica, sempre vibrando em harmonia para o sucesso dos trabalhos e cantando os pontos (cânticos) ritualísticos solicitados e adequados para cada momento específico, de acordo com a necessidade;
  • Abster-se de ouvir as consultas, somente intercedendo nas mesmas em caso de ser chamado pelo Guia Espiritual e apenas para atender ao assunto que por ele lhe for atribuído;
  • Não interferir no trabalho do seu colega se não for solicitado;
  • Levar ao conhecimento do Cambono Chefe qualquer irregularidade que notar, antes, durante e após os trabalhos;
  • Levar ao conhecimento do Cambono Chefe qualquer material do Terreiro utilizado por algum Cambono Medianeiro;
  • Auxiliar em trabalhos externos, que não sejam mediúnicos, quando solicitado. Exemplo: Cantina (se houver no Terreiro), distribuição de fichas, etc.

Cambono Fiscal
Ao Cambono Fiscal, além das atribuições dos Cambonos Auxiliares, fica especialmente encarregado de:
  • Ficará na assistência, andando entre as pessoas, e deve esforçar-se para manter os assistidos em constante concentração espiritual, não permitindo o uso de celulares, que conversem e que procurem ter curiosidade sobre o que se passa no Terreiro, além de tudo mais que possa perturbar ou quebrar a corrente fluídica durante os trabalhos;
  • Se algum assistido vier perguntar algo que não saiba, encaminhe-o para quem de direito, evitando responder algo que desconheça.

Cambono de Descarrego
Ao Cambono de Descarrego, além das atribuições dos Cambonos Auxiliares, fica especialmente encarregado de:
  • Fazer parte, da Corrente de Descarrego (desobsessão), auxiliando quando solicitado, os trabalhos de descarga que se fizerem necessários aos Espíritos sofredores que nela baixarem.

Cambono Zelador
Ao Cambono Zelador, além das atribuições dos Cambonos Auxiliares, fica especialmente encarregado de:
  • Zelar pelos altares, trazendo-os sempre limpo;
  • Providenciar para que todos os objetos e utensílio à ela pertencentes estejam sempre limpos, trocados, arrumados e em seus devidos lugares;
Esse lugar será exercido preferencialmente por pessoa do sexo feminino, de confiabilidade e diretamente subordinada à direção do Terreiro.

Cambono de Recepção
Ao Cambono de Recepção, além das atribuições dos Cambonos Auxiliares, fica especialmente encarregado de:
  • É o responsável por receber todos os assistidos que chegam ao Terreiro. Esse Cambono em especial, será o cartão de visita;
  • Deve-se postar-se ao lado da porta principal de entrada, do lado de dentro, e ali permanecer até o final dos trabalhos, sem conversas e sem gracinhas, cuidando para que todos sejam bem recebidos e bem orientando quando solicitado;
  • Deve estar impecavelmente uniformizado; ser imensamente educado e cordial. Deve ter uma postura que leva ao respeito;
  • Deve receber a todos com um sorriso, afetuosamente, sem gracinhas e sem exageros.
  • Deve-se evitar tocar qualquer pessoa. Quando um assistido adentrar ao Terreiro, orientamos cumprimentá-lo da seguinte maneira:
Quando o assistido chegar, ao cumprimentá-lo, deve-se unir as mãos e ligeiramente inclinar a cabeça para baixo em sinal de respeito e humildade, saudando-o com um sorriso e o fraterno sarava, dizendo: Seja bem vindo.

Descrição: 05
  • Se algum assistido vier perguntar algo que não saiba, encaminhe-o para quem de direito, evitando responder algo que desconheça.
  • Ao Cambono de Recepção compete também, exercer a função de segurança do Terreiro, evitando educadamente a entrada de desordeiros, bêbados e acompanhando de perto pessoas visivelmente suspeitas;
  • Esse posto deve ser exercido exclusivamente por homens. Evitar usar crianças e adolescentes.

Cambono de Chamada
Ao Cambono de Chamada, além das atribuições dos Cambonos Auxiliares, fica especialmente encarregado de:
  • Controlar e disciplinar a chamada dos assistidos nos atendimentos fraternos.

Cambono da Defumação
Ao Cambono de Defumação, além das atribuições dos Cambonos Auxiliares, fica especialmente encarregado de:
  • Fiscalizar o preparo e execução do defumador no início e no final de cada trabalho espiritual.

Cambono Assessor
Ao Cambono Assesor, além das atribuições dos Cambonos Auxiliares, fica especialmente encarregado de:
  • Assistir administrativamente a direção da casa em suas necessidades;
  • Providenciar e controlar as escalas de Cambonos, com anuência do dirigente;
  • Controlar a lista de chamadas, e, semanalmente, levar ao conhecimento do dirigente.

Cambono Saneador
Ao Cambono Saneador, além das atribuições dos Cambonos Auxiliares, fica especialmente encarregado de:
  • Providenciar e controlar as escalas de asseio do Terreiro, antes e após os trabalhos espirituais, com anuência do dirigente;
  • Zelar, fiscalizando a higiene de todas as dependências do Terreiro;
Entre outros, conforme a necessidade do Terreiro.
Obs: Um Cambono pode acumular uma ou duas funções desde que capacitado pra isso. Somente o Cambono Chefe efetuará seus serviços sem cumular.
Os médiuns novatos se elevarão ao grau de Cambonos Mantenedores somente quando estiverem bem treinados na lida com os Guias Espirituais nos dias de Giras de Doutrinação Mediúnica.
No mínimo, após três meses de treinos, passará por uma avaliação com o dirigente da casa, e ai sim, será autorizado a participar em Giras de Caridade auxiliando os Cambonos Auxiliares, os Cambonos Fiscais, o Cambono de Recepção e o Cambono de Chamada, para posteriormente assumir definitivamente esses cargos com segurança.

FITAS DE IDENTIFICAÇÃO
Para facilitar a disciplina e agilizar os trabalhos, sugerimos de cada tipo de Cambono utilize uma fita de cetim, na largura de 5 centímetros, amarrada na cintura por cima da calça e por baixo do jaleco, indo até os joelhos, nas cores assim definidas:
  • Cambonos Coordenadores – Fita Amarela: São os médiuns coroados, designados pelo dirigente para auxiliá-lo na condução ritualística, doutrinária e disciplinar de todo o Terreiro.
  • Cambonos Medianeiros – Fita Azul Claro: São os médiuns psicofônicos, popularmente classificados como “médiuns de incorporação mediúnica” em atendimentos fraternos.
  • Cambonos de Descarrego – Fita Vermelha: São os que já incorporam, e estão em desenvolvimento mediúnico.
  • Cambonos de Amparo (auxiliar, proteger, suster, sustentar) – Fita Verde: São os médiuns que não possuem o dom de comunicação (pode ser temporário) entre Espíritos e homens. Médium não  é apenas aquele que “incorpora”.  Aquele que não incorpora, na maioria das vezes tem outro tipo de mediunidade e ajuda no amparo da corrente energética, material e espiritual. Segundo André Luiz: “... as criaturas de boa-vontade e desejosas de auxiliar costumam serem eficientes doadores das energias de que se utilizam os Espíritos socorristas nas suas tarefas benfeitoras”.
  • Cambonos Chefes – Fita Azul Escuro.
  • Médiuns iniciantes – Fita Marrom: Os que estão em estudo doutrinário já prestando serviços externos e em aprendizagem na arte de Cambonar.
A cor da fita identificará a especialidade que o Cambono desenvolve no Terreiro. Isso não quer dizer que não poderá realizar outro tipo de serviço somente por estar usando uma fita diferente do que está fazendo.
Se por ventura o Cambono for elevado a outro tipo de trabalho no Terreiro, ai então deixará sua fita antiga e passará a utilizar a nova cor conforme o trabalho que irá realizar.

MATERIAIS BÁSICOS QUE OS CAMBONOS MANTENEDORES PRECISAM TER CONSIGO DURANTES OS TRABALHOS ESPIRITUAIS
  • Uma toalhinha branca (para higiene pessoal).
  • Uma caixa de fósforos.
  • Um bloco de papel branco.
  • Uma caneta e uma lapiseira. Quando for anotar nomes e endereços das pessoas para colocar na proteção, escreva com lapiseira.
  • Uma malinha (tipo mala de ferramentas) com seu nome colocado visivelmente na lateral, para colocar seus apetrechos de trabalho.
  • Um isqueiro tipo “maçarico”. Excelente para acender velas, charutos, cachimbos e cigarros de palha, pois sua chama não se apaga com o vento.
Veja bem: esta é uma lista de material utilizada normalmente. Conforme o necessitado no Terreiro que trabalhe, aumente o material.
Desde que saiba quais Guias Espirituais irão vibrar no dia da Gira, o Cambono Mantenedor deverá se preparar para bem atendê-los.
É importante saber que todo o material de uso dos Guias Espirituais é de responsabilidade dos médiuns Cambonos Medianeiros e não dos Cambonos Mantenedores.

CONCLUSÃO
É importante a conscientização do Cambono Mantenedor em aproveitar todas as oportunidades de reflexão e crescimento, pois acompanhando diversos atendimentos, e sempre pensando naquilo que também lhe diz respeito, obterá muitas reflexões produtivas ao seu crescimento espiritual.
Como vimos, não é tão fácil ser um Cambono Mantenedor. Para ser um, é preciso aprender tudo sobre os Orixás, os Guias Espirituais, a Umbanda, o Terreiro, e, principalmente, sobre a conduta que deve adotar, a fim de se transformar num excelente servidor umbandista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário